02/06/26

Ler com todos os sentidos: “A viagem da lagarta” na BE

No dia 24 de maio, a Biblioteca Escolar acolheu mais uma sessão do projeto Ler com todos os Sentidos, desta vez dinamizada pela avó Luísa Reis, que apresentou a história A Viagem da lagarta, de Suzanne Fossey

Após a exploração da obra, os alunos participaram numa atividade prática, na qual foram convidados a representar o ciclo de vida da lagarta através da manipulação de diferentes objetos, promovendo uma aprendizagem ativa e sensorial.

A sessão contou também com a presença da mãe de uma aluna, D. Rosário, reforçando o envolvimento das famílias nas atividades de leitura.

No final, a avó Luísa Reis ofereceu aos alunos pequenas borboletas em metal, destinadas a decorar a horta, e lápis multicolor, inspirando-os a dar asas à criatividade na pintura de borboletas.




                                          

25/05/26

Ler com sentido na EB1 de Ançã

A EB1 de Ançã tem vindo a dinamizar sessões de Leitura Orientada em Sala de Aula (LOSA), no âmbito do Plano Nacional de Leitura 2027, envolvendo todos os alunos do 1.º ao 4.º ano.

O LOSA aposta no ensino explícito de estratégias de compreensão da leitura - das inferências à interpretação - com momentos de leitura em coletivo, em grupo e individual, a partir de obras adequadas ao perfil de leitor de cada ano.

Nas fotos, espreitem as obras que andaram pelas mãos dos nossos leitores!

                                            

                         1.º Ano: Sem título, de Hervé Tullet | O frigorífico da Magui, de Lois Brandt

                                                     

                                                                    2.º A: O dia em que a mata ardeu, de José Fanha

                                                               

                                                                                          2.º B: O dia em que a mata ardeu, de José Fanha                

 
                                                  3.º ano: A Manta do José, de Miguel Gouveia | O Lápis Mágico de Malala, de Malala Yousafzai 
                                                                             

A couve roxa revela sabores

Nos dias 22 e 25 de maio, os alunos do 3.º ano de Ourentã e dos 3.º e 4.º anos de Ançã transformaram, respetivamente, a sala de aula e a biblioteca escolar num verdadeiro laboratório de sabores e cores, cumprindo a terceira sessão do projeto Experimenta e... Lê.

Inspirados pela obra A que Sabe a Lua?, de Michael Grejniec, os alunos mergulharam no mundo dos ácidos, bases e substâncias neutras, com a ajuda de um ingrediente muito especial: a água de couve roxa.

Com olhos bem atentos e muita curiosidade, cada pequeno cientista registou as transformações, descobriu o que são ácidos e bases, e percebeu que aprender ciência pode ser tão divertido quanto saboroso.






19/05/26

Aprender lendo e experimentando

Hoje, dia 19 de maio, os alunos dos 3.º e 4.º anos das EB1 de Cordinhã e Cadima transformaram-se em verdadeiros “Detetives de Sabores”, após a exploração da obra A que Sabe a lua?, de Michael Grejniec.

No âmbito de um projeto Experimenta e... Lê, dinamizado pela Biblioteca Escolar, em colaboração com a docente de Físico-Química, Clorinda Branco, os alunos exploraram o mundo dos ácidos, bases e substâncias neutras através de uma experiência divertida e cheia de cor. Utilizando água de couve roxa como indicador natural, observaram as mudanças de cor provocadas por diferentes líquidos (vinagre, sumo de limão, água com sal, água com bicabornato de sódio e iogurte) e descobriram como a ciência pode estar presente no nosso dia a dia.

Entre previsões, experiências e conclusões, não faltaram curiosidade, entusiasmo e muita aprendizagem prática!





15/05/26

Detetives de sabores

No âmbito do projeto Experimenta e… lê, divulgamos o calendário da 3.ª sessão - Detetive de sabores, dedicada à obra inspiradora A que sabe a Lua, de Michael Grejniec.

Nesta atividade, os alunos serão convidados a explorar a história de forma criativa e sensorial, assumindo o papel de verdadeiros “detetives de sabores”, através de experiências de experimentação que ligam leitura, imaginação e descoberta.

Uma sessão onde a literatura se transforma em experiência e a curiosidade conduz o conhecimento! 

                     EXPERIMENTA E… LÊ | Calendarização das Sessões

  Escola

   Turma

  Mês

          Dia

    Hora

3.ª

Sessão

Ançã

ANÇ30

Maio

        25

[segunda-feira]

9:30 - 10:30

ANÇ40

         25

[segunda-feira]

11:00 - 12:00

Cadima

CAD30

         19

[terça-feira]

13:30 - 14:30

Cordinhã

COR34

         19

[terça-feira]

11:00 - 12:00

Murtede 

MUR34

          27

[quarta-feira]

11:00 - 12:00

Ourentã

OUR30

          22

[sexta-feira]

13:30 - 14:30

Bolho

BOL34

          21

[quinta-feira]

9:00 - 10:00



14/05/26

Cientistas por um dia em Ourentã

Farinha, arroz, limalha de ferro e uma agulha perdida algures num monte de palha. Foi com estes materiais tão simples que os alunos do 3.º ano da EB1 de Ourentã viveram, no dia 12 de maio, a sua sessão do projeto Experimenta e... Lê.

A sessão foi dinamizada pela professora Clorinda Branco, colaboradora do projeto da Biblioteca Escolar que alia a leitura à ciência, tornando a aprendizagem mais rica e significativa.

Experiência 1 - Encontrar a agulha no palheiro: um desafio que existe há séculos… mas que a ciência resolve em segundos! Mais do que encontrar a agulha, os alunos aprenderam a pensar na melhor estratégia antes de agir.

Experiência 2 - Separar o que parece igual: com limalha de ferro, farinha e arroz misturados, os alunos descobriram como separar materiais com propriedades diferentes — e perceberam que observar com atenção é o primeiro passo da ciência.

A sessão terminou com caras admiradas, algumas perguntas no ar e a certeza de que a melhor experiência científica começa muitas vezes com materiais que temos em casa.


13/05/26

10 Minutos a Ler: uma pausa diária que forma leitores

Este 3.º período trouxe uma novidade muito especial a todo o Agrupamento de Escolas Marquês de Marialva: o projeto 10 Minutos a Ler arrancou em todas as escolas, todos os dias, com alunos, professores e outros elementos da comunidade escolar a partilharem o mesmo ritual  parar, respirar e mergulhar num livro.

Dez minutos pode parecer pouco. Mas dez minutos por dia, todos os dias, são mais de 30 horas de leitura por ano. São histórias, mundos, personagens e ideias que ficam para sempre.

Com o projeto 10 Minutos a Ler, estamos a construir, juntos, uma comunidade de leitores.

E tudo começa com apenas dez minutos.


Quem será o meu jantar? Uma história contada com mãos, sons e muito sentimento

No dia 12 de maio, a Biblioteca Escolar abriu as suas portas a uma sessão muito especial no âmbito do projeto Ler com Todos os Sentidos. Os alunos da Educação Especial viveram a história Quem Será o Meu Jantar?, de Claire Freedman, de uma forma completamente diferente: com fantoches, sons de animais e muita emoção partilhada.

Esta sessão foi dinamizada pela Biblioteca Escolar em parceria com as docentes de Educação Especial, num trabalho conjunto que fez da leitura uma experiência verdadeiramente inclusiva –  onde cada aluno pôde participar à sua maneira e ao seu ritmo.

O projeto Ler com Todos os Sentidos parte de um princípio simples: a literatura é para todos, independentemente das formas de comunicar ou aprender.



11/05/26

Participação no Concurso Intermunicipal de Leitura da Região de Coimbra

No passado dia 9 de maio, os alunos Filipe Freire (5.º ano) e Afonso Fonseca (7.º ano) representaram o concelho de Cantanhede na Fase Final do Concurso Intermunicipal de Leitura da Região de Coimbra. A prova escrita decorreu de manhã na Casa Municipal da Cultura e a prova de palco, de tarde, no Anfiteatro C1 do Departamento de Física da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.

Apesar de não terem sido selecionados para a prova de palco, participaram com empenho e dedicação, representando a escola e o concelho com sentido de responsabilidade e espírito positivo.

Os alunos foram acompanhados pelas respetivas famílias, pela bibliotecária do município, pelos professores bibliotecários do agrupamento e pela professora Ana Mineiro, coordenadora desta iniciativa e orientadora dos alunos, cujo apoio e incentivo foram fundamentais ao longo deste percurso.

Agradecemos o esforço, a preparação e a forma responsável como abraçaram este desafio.

Muitos parabéns aos dois!


“Os Sete Cabritinhos” encerram ciclo dos Contos da BEMM

No âmbito da iniciativa Contos da BEMM, terminou hoje, dia 8 de maio, o ciclo de leituras encenadas do conto Os Sete Cabritinhos, de Tareixa Alonso, nos Jardins de Infância de Sepins e de Murtede.

Ao longo das sessões, as crianças puderam ouvir, participar e viver esta divertida história, num momento cheio de imaginação, expressão e entusiasmo. A leitura encenada despertou sorrisos, incentivou a participação dos mais pequenos e reforçou o gosto pelos livros e pelas histórias.

A Biblioteca Escolar agradece o acolhimento dos JI de Sepins e de Murtede e a participação de todas as crianças e educadoras que tornaram estes encontros tão especiais.



08/05/26

Ler com Todos os Sentidos: uma doce sessão de leitura em família

No dia 28 de abril, na sala B1 da Biblioteca Escolar da escola-sede, a mãe e encarregada de educação Sandra Silva dinamizou uma sessão de leitura dedicada ao conto “A Casinha de Chocolate”, integrado na coletânea Conta-me uma História – Mais de 40 Contos Tradicionais para Ler e Reler, no âmbito do projeto Ler com Todos os Sentidos.

A atividade contou com a participação dos alunos de Educação Especial e também com a presença de outros familiares, nomeadamente mais três mães e uma avó, tornando este momento de leitura ainda mais especial e enriquecedor.

Através da leitura do conto e do convívio entre escola e famílias, promoveu-se o gosto pela leitura, a imaginação e o fortalecimento dos laços da comunidade educativa.

No final da sessão, a mãe Sandra Silva surpreendeu todos os presentes com um delicioso bolo de chocolate, gesto que tornou este encontro ainda mais doce e acolhedor.

A Biblioteca Escolar agradece à Sandra Silva e a todos os familiares presentes pela disponibilidade, entusiasmo e colaboração nesta iniciativa.



07/05/26

Concurso Intermunicipal de Leitura 2026 | Fase Final – 9 de maio

No próximo dia 9 de maio, sábado, os alunos Filipe Freire (5.º ano) e Afonso Fonseca (7.º ano) irão representar o concelho na Fase Final do Concurso Intermunicipal de Leitura da Região de Coimbra, na categoria de 2.º e 3.º CEB.

A iniciativa terá lugar na Casa da Música e no Anfiteatro da Casa Municipal da Cultura, em Coimbra, reunindo participantes de vários municípios da região.

Desejamos aos nossos alunos muito sucesso nesta importante participação!

                                                                           Mais informações: Concurso Intermunicipal de Leitura 2026 – Fase Final

V Concurso de Leitura em Voz Alta do AEMM – 2.ª Fase (2.º e 3.º CEB)

Nos dias 5 e 6 de maio, decorreu a 2.ª fase do Concurso de Leitura em Voz Alta do AEMM para os alunos do 2.º e do 3.º CEB, respetivamente.

A atividade decorreu com grande empenho por parte dos participantes, que demonstraram qualidade nas leituras e expressividade na forma como interpretaram os excertos, igualmente alinhados com o tema do Plano Anual de Atividades – “SustentArte: Criatividade e Consciência Ecológica”.

Parabéns a todos os alunos envolvidos!



23/04/26

Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor

No Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor (23 de abril), celebramos a leitura e o respeito pelo trabalho de quem cria livros, textos, imagens, músicas e outros conteúdos.

A Biblioteca Escolar é um espaço essencial para aprender a pesquisar, usar e partilhar informação de forma responsável, respeitando os direitos de autor e citando corretamente as fontes, sobretudo em trabalhos escolares.

Para apoiar a comunidade educativa, destacamos dois recursos úteis:


Celebrar este dia é valorizar os livros, a leitura e a autoria — e reconhecer a biblioteca como um lugar de conhecimento, responsabilidade e cidadania.

À descoberta da arte xávega: tradições que ganham vida na Biblioteca Escolar

No dia 23 de abril, os alunos dos 3.º e 4.º anos do Centro Escolar de Cantanhede participaram, na Biblioteca Escolar, numa atividade dinamizada por Carlos Gregório e Ana Rita Pratas, do Serviço Municipal de Núcleos Museológicos e Património Cultural, a convite dos docentes titulares de turma e do professor bibliotecário, que marcou a conclusão da abordagem à obra Os peixes que fugiram da história, de Maria João Freitas.

A sessão permitiu explorar, de forma prática e envolvente, tradições e vivências ligadas à arte xávega, aproximando os alunos do património cultural local. Para isso, foram utilizados vários recursos, como uma apresentação, o folheto informativo “Praia da Tocha e do Palheirão” e artefactos em miniatura (palheiro, búzio, redes e barco), que tornaram a aprendizagem mais rica e dinâmica. A atividade incluiu ainda a visualização do documentárioArte Xávega – Por Detrás das Redes”.

Os alunos mostraram grande entusiasmo e curiosidade, consolidando aprendizagens de forma significativa e divertida. Uma experiência enriquecedora que ficará certamente na memória de todos!



22/04/26

LER fora da Escola: sessões de monitorização do 2.º período concluídas

No dia 21 de abril, concluíram as sessões de monitorização do projeto Palavras para Aprender, na dimensão LER fora da Escola, dinamizadas pelos Professores Bibliotecários em todos os Jardins de Infância do Agrupamento.

As sessões voltaram a envolver educadoras e famílias, reforçando a importância da leitura em contexto familiar e a partilha de estratégias de mediação leitora.

A monitorização será retomada no final do 3.º período, dando continuidade a este trabalho de promoção da leitura e do envolvimento das famílias no percurso leitor das crianças.

                                                                       JI de Cordinhã

21/04/26

Candidaturas aprovadas pela Rede de Bibliotecas Escolares (RBE)

No âmbito das candidaturas submetidas à Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) em novembro de 2025, o Agrupamento de Escolas Marquês de Marialva viu aprovada a candidatura Ponto Biblioteca, a implementar na EB de Cordinhã, reforçando o acesso ao livro e à leitura. 


Paralelamente, a Rede de Bibliotecas de Cantanhede (RBC) obteve igualmente apoio através da candidatura Redes Concelhias, visando a conceção e implementação de um novo Portal da RBC, enquanto plataforma digital agregadora, destinada a reforçar a visibilidade da rede, a partilha de recursos e a comunicação com a comunidade educativa e o público em geral. 

50 anos da Constituição da República Portuguesa: recursos para a sala de aula

No âmbito dos 50 anos da Constituição da República Portuguesa, as BEMM disponibilizam aos docentes apresentações para explorar o tema com os alunos.

                                                                          📌 1.º CEB


                                                                    📌 2.º e 3.º CEB


Uma oportunidade simples e útil para trabalhar a importância da Constituição em sala de aula.

V Concurso de Leitura em Voz Alta do AEMM – 2.ª Fase (1.º CEB)

No dia 20 de abril, realizou-se a 2.ª fase do V Concurso de Leitura em Voz Alta do AEMM, destinada aos alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico, promovida pelas Bibliotecas Escolares Marquês de Marialva, em parceria com os Professores Titulares de Turma e o Grupo Disciplinar de Português.

A atividade voltou a destacar-se pelo entusiasmo e empenho dos participantes, que demonstraram não só o gosto pela leitura, mas também uma assinalável capacidade de expressividade oral.

As provas decorreram de acordo com o seguinte horário:

  • 9:30 – alunos do 1.º e 2.º anos
  • 10:30 – alunos do 3.º e 4.º anos

Os excertos lidos pelos alunos estiveram alinhados com o tema do Plano Anual de Atividades – “SustentArte: Criatividade e Consciência Ecológica” – promovendo a sensibilização para questões ambientais através da leitura.

A todos os alunos participantes, bem como aos docentes envolvidos e aos familiares que os acompanharam, deixamos uma palavra de reconhecimento pelo contributo para o sucesso desta iniciativa.




14/04/26

Camões EXPOJOGO

De 13 a 30 de abril, encontra-se patente, na Biblioteca Escolar da escola-sede, a exposição Cam@es EXPOJOGO, dinamizada no âmbito do estudo de Camões. 

Inspirada em Os Lusíadas, a exposição apresenta cenários imersivos com personagens, ambientes épicos e objetos simbólicos. 

Os alunos, organizados em equipas, são convidados a participar numa caça ao tesouro digital, recorrendo a um site criado no Google Sites e a desafios interativos, acumulando pontos e recebendo certificados no final.

Apela-se aos professores de Português que procedam à calendarização da visita.