02/04/13

2 de abril: Dia Internacional do Livro Infantil


Hoje, 2 de abril, comemora-se o Dia Internacional do Livro Infantil.
Este dia foi escolhido por celebrar o nascimento do escritor dinamarquês Hans Christian Andersen. É celebrado desde 1967.
Todos os anos um país diferente escolhe um tema, cria uma ilustração e redige uma mensagem de incentivo à leitura e chamada de atenção sobre o valor dos livros para crianças. Bookjoy around the world (Alegria dos livros à volta do mundo) é o tema que serve de inspiração à mensagem e ao cartaz deste ano, com origem nos Estados Unidos da América.
A versão portuguesa da mensagem, escrita sob a forma de poema, encontra-se igualmente disponível e é acompanhada de uma ilustração da autora Maria João Worm, vencedora do Prémio Nacional de Ilustração 2011.
(adaptado de RBE http://www.rbe.mec.pt/np4/867.html)


Mensagem de 2013
 Cartaz de 2013 (EUA)

Cartaz português de 2013


01/04/13

"História dos gigantes e dos anões"

Mais um excelente trabalho dos mais pequeninos. Desta vez foram os meninos e meninas da educadora Helena Faria do JI de Ançã que inventaram e ilustraram a história.
Queremos mais!

“Conta-nos uma história! – Podcast na Educação”



Durante o mês de março foram produzidos os trabalhos das três turmas do Agrupamento que participaram no concurso "Conta-nos uma história": grupo do pré-escolar da educadora Helena Faria (JI de Ançã), a turma do 3.ºA da professora Licínia da EB1 de Ançã e a turma da professora Isabel da EB1 do Bolho. Depois dos trabalhos terminados em sala de aula foi a vez de afinar as vozes para as gravações que foram feitas na “Onda MM” com a colaboração preciosa dos professores Vitor Pacheco e Paulo Cavadas.
 









Foi uma experiência bastante interessante e fica aqui o nosso desafio para outras propostas surgirem!