30/09/12

Outubro, mês internacional das Bibliotecas Escolares





Vem sendo um hábito salutar comemorar o mês das Bibliotecas Escolares com a realização de atividades variadas em todas as escolas do nosso Agrupamento.
O Livro e a Biblioteca alcançam o seu ponto alto, nada é proibido e tudo é possível.
A consciência da importância das literacias e o papel das Bibliotecas nesta área é fundamental para ativar, formar, dinamizar ou aderir a projetos/atividades que mostrem a necessidade de propagar o conceito de literacias – um conceito aberto e em permanente evolução na nossa vida quotidiana e que é necessário continuar a construir no presente e no futuro.
Este ano a RBE (Rede das Bibliotecas Escolares) lança o tema: Bibliotecas Escolares – uma chave para o passado, presente e futuro e o nosso Agrupamento abraça-o e lança o subtema Viagens para figurar como ponto de partida no desenvolvimento de atividades, esperando a colaboração de todas as disciplinas, de todos os professores, de todos os alunos, de toda a comunidade educativa.
Vamos, pois, partir em viagens para o passado; vamos, pois, abrir as suas portas e, com um olhar atento, conhecer, analisar, opinar… Chegados ao presente, façamos a sua radiografia para curar os males diagnosticados e projetar o futuro que queremos mais culto e onde as Bibliotecas Escolares possam corresponder a todas as necessidades curriculares nos diversos níveis de ensino.
Abracemos essas VIAGENS, porque “O que importa é partir/ Com meta por definir, /Sem porto para atracar(Beatriz Moutinho, 8º E)
(professora Zulmira Loureiro)