11/12/15

Inclusão

Colaborámos com a linguagem gestual no puzzle, da iniciativa da equipa da Educação Especial: Inclusão, o privilégio de conviver com as diferenças

 


 

José Xavier leva EBMM à Antártida



O cientista e autor José Xavier, que os alunos do 5.º ano do nosso Agrupamento tiveram o prazer de conhecer numa palestra realizada na Biblioteca Municipal, vai voltar à Antártida.
Os nossos alunos foram desafiados a fazer uma bandeira para o autor levar na sua próxima expedição.
Está tudo pronto! O nosso Agrupamento deseja-lhe uma excelente viagem e aguardamos com expectativa notícias da Antártida.

10 de dezembro

No dia 10 comemorámos o Dia Internacional dos Direitos Humanos, data escolhida para assinalar o dia em que a Assembleia Geral das Nações Unidas, em 1948, proclamou a Declaração Universal dos Direitos Humanos Este dia é também assinalado pela entrega do Prémio Nobel da Paz.

Enviámos para as turmas do 1.º CEB, de Espanhol, de Inglês e de Português (2.º e 3.º CEB) vídeos que assinalam esta data e que chamam a atenção para a necessidade premente de todos contribuirmos para manter viva a chama da Declaração dos Direitos de Homem e do Cidadão nascida com a Revolução Francesa de 1789. Os trabalhos dos alunos já estão enfeitar a nossa árvore de Natal.



Outra das iniciativas foi a de promover a participação dos adultos da Comunidade Educativa na “Maratona de Cartas” organizada pela Amnistia Internacional e que consiste na assinatura de cartas previamente escritas que apelam à libertação ou fim da perseguição de pessoas e comunidades. No caso da nossa escola foram solicitadas cartas para os casos de Angola (o caso do jornalista Rafael Marques) e do Burkina Faso (a situação das meninas e jovens obrigadas a casar muito cedo)



Concurso de Leitura 2.º CEB

Este ano as turmas do 5.º e 6.º anos também vão ter um Concurso de Leitura.
A prova vai realizar-se entre 11 e 13 de janeiro e as obras selecionadas são:


5.º ano “O Gigante Egoísta” da obra Contos, de Oscar Wilde
6.º ano “O Romance de Lucas e Pandora” da obra Três histórias de amor, de Álvaro Magalhães



Concurso Nacional de Leitura

A 10ª edição do Concurso Nacional de Leitura está aí! A prova de escola realizar-se-á no dia 13 de janeiro.
Este ano, as obras selecionadas para a prova de escola do 3.º CEB são:


História de uma gaivota e do gato que a ensinou a voar, de Luís Sepúlveda
“O tesouro” in Contos, de Eça de Queiroz



“Saga” in Histórias da Terra e do Mar, de Sophia de Mello Breyner Andresen