19/11/12

Ainda o mês das Bibliotecas Escolares!

      Decorria o mês de outubro. Para lembrar o mês internacional das Bibliotecas Escolares, a nossa escola escolheu o tema Viagens. A este propósito, lemos o conto Saga de Sophia de Mello Breyner, que relata a viagem de um jovem à procura da sua felicidade. Um texto belíssimo, que teve a virtude de proporcionar uma reflexão sobre aquilo que somos capazes de fazer e de sacrificar, em nome de um sonho.
     Eis algumas opiniões acerca da leitura que foi feita:

      O conto “Saga” foi escrito por Sophia de Mello Breyner Andersen e fala sobre a vida, sempre ligada ao mar, de Hans, um homem que fugiu da sua terra natal, a ilha de Vig, ainda jovem, para seguir o seu sonho de ser marinheiro; nunca voltou a casa, pois o seu pai nunca o perdoou.
     Este conto proporciona bons momentos de lazer e imaginação aos leitores, assim como cultiva o gosto pela leitura entre os mais novos.
       Porém, este conto pode ser difícil de entender e interpretar; nada que uma leitura cuidada e atenta não resolva.
       Em resumo, “Saga” é um bom conto, pois é bastante interessante e profundo.
            Daniela Heleno, nº 7 do 8.º D


Relativamente ao conto de Sophia de Mello Breyner, na minha opinião, o frequente e expressivo uso da adjetivação e de metáforas enriquece o texto e torna-o agradável.
Assim, penso que é um conto que vale a pena ler e apreciar, porque no fundo representa as nossas personalidades e atitudes perante os nossos sonhos.
Vera Rocha, 8.ºD
     O conto “Saga” é um dos muitos contos escritos por Sophia de Mello Breyner. Conta a história de um menino, Hans, que ao longo da história vai crescendo e que tinha um sonho, ser marinheiro, navegar por mares e marés desconhecidos. Este menino cheio de esperança, com toda a sua coragem, não deixa de querer realizar o seu sonho, mesmo contra a vontade da família. Porém nem tudo ao longo da viagem correu bem.
     Neste conto, o aspeto que considero mais negativo é a mensagem indireta, subentendida pelo leitor, de que não se deve lutar pelos sonhos, até ao fim, pois haverá sempre consequências para os amigos ou família.
     Por outro lado, um fator positivo, que é defendido e é demonstrado pela personagem principal, Hans, é a coragem e determinação, bem como a perseverança, ou seja, não deixa de lutar pelos seus sonhos, mesmo contra a vontade dos seus entes queridos, facto que o leva a ter momentos menos bons, que não o impedem, contudo de fazer tudo para cumprir o seu sonho.
     É um conto muito completo, que dá a perceber ao leitor a capacidade de aguentar, de enfrentar as adversidades, mesmo quando se luta contra os nossos entes queridos.
Carolina Neves, 8.ºD

Sem comentários:

Enviar um comentário