16/10/11

Relatório da Visita à Exposição sobre o Novo Acordo Ortográfico

No dia 10 de outubro de 2011, pelas 9h 15 minutos, os alunos da turma H do 8º ano visitaram a Exposição sobre o Novo Acordo Ortográfico, que se encontra no Polivalente da nossa escola e que foi organizada pela Biblioteca Escolar. Os alunos foram acompanhados pela professora de Língua Portuguesa.

Inicialmente, foram observadas algumas brincadeiras com palavras agora escritas de maneira diferente, como por exemplo , minissaia que ficou maior, porque perdeu o hífen e duplicou o s.

Depois, os alunos leram as regras fundamentais do Novo Acordo, que já conheciam, mas que recordaram. Em seguida, viram imagens e fotografias de locais onde estavam escritas palavras com grafias antigas, como por exemplo: pharmácia, laboratório chimico, cabellos… entre muitas outras.

Também os alunos tiveram oportunidade de ver, em vitrines, exemplares de prontuários ortográficos, alguns bastante antigos, do século XIX, referindo regras ortográficas que já foram ultrapassadas.

Por fim, os alunos passaram pela Biblioteca Escolar, de onde trouxeram uma pequena ficha com palavras escritas com grafias antigas, com o objetivo de as escrever de acordo com a grafia atual, tarefa que realizaram já na sala de aula.

Esta visita foi muito enriquecedora e instrutiva.

                                                                    Texto coletivo, elaborado pelos alunos da turma H do 8º ano